De Bolsonaro a BBB: o retrato de um projeto bem sucedido?

Sempre que me dá vontade de escrever algo aqui, fico pensando por um tempo se vale a pena. Questiono a validade dos meus argumentos ou a existência de alguma qualidade na concatenação de ideia que coloco aqui. 

 Eu queria muito escrever mais sobre livros. Acabei de terminar um incrível. Queria falar mais sobre outras coisas que povoam meus pensamentos. Escrever mais poesias, publicar alguns desenhos. Não está dando. Hoje na hora que acordei, apenas queria escrever e dizer a profunda tristeza e angústia que estamos vivendo. Olha o que está acontecendo nesse país! O projeto de Brasil que vivemos está escancarado claramente para quem quiser ver sem menor medo de se colocar. Está a olhos nus. Nunca antes ficou tão aberto e escrachado o que querem de Brasil. E não é nada perto de um processo de civilização, de humanidade. É atrocidade após atrocidade. Genocídio, política de pão e circo, acordos escusos. E eu convido quem está lendo este texto a procurar no dicionário o significado desses termos e refletir profundamente. Porque eu tenho a impressão que a cada dia - literalmente - as palavras não tem dado conta de dizer o que está acontecendo no mundo. Sei lá... me passam pela cabeça: falha no projeto de humanidade, de criaturas que deveriam tentar viver num planeta minimamente organizado. Não existe organização para que todos possam viver, existe uma politica de morte. Quer dizer, de negar a morte a uma elite da mais escrota, mais medíocre e idiota - e sem medo de se mostrar assim - às custas da morte de todo o resto do país. E todo resto, leia-se claramente: o povo pobre, preto e trabalhador, feminino, LGTBQIA+.

Cara, ontem foi chuva de desgraça. Só que eu queria chamar a atenção para como os acontecimentos de ontem dizem muito sobre o que é o Brasil de hoje. E é desesperador.

De um lado, a "briga" pelas presidências da Câmara e do Senado tomaram o dia todo. E eu coloco briga entre aspas, porque já estava tudo resolvido desde os dias anteriores, quando o Bolsonaro comprou os parlamentares das duas casas com um caminhão de dinheiro. Isso tudo enquanto mendiga, relativiza e questiona para então não comprar vacinas. As lágrimas de Rodrigo Maia no último discurso enquanto presidente da Câmara, são de uma desfaçatez que me deu vontade de cuspir na cara dele. O cara se fingiu de morto por semanas para agora vir chorar... e ainda disse "as brigas passaram". Cara, que isso! E que fique claro: nunca achei que ele resolveria algo. Me enfurece o teatro.

Por outro lado e ainda sobre as vacinas, no ritmo que a gente está de vacinação, demorarão anos para vacinar todo mundo. E sabe o que vai adiantar? NADA! Isso sem entrar no mérito de quando vamos tomar segunda dose. Num país que, em campanhas de vacinação anteriores já vacinou milhões de brasileiros em poucos dias, o que tá acontecendo é piada, assassinato em massa. Não tem o menor planejamento. E estamos chegando na marca dos 10 milhões de contaminados e mais de 225 mil mortos. Virou passeios paras elites assassinas viverem nesse país. E o chefe do executivo ainda tem  cerca 27% de aprovação! COMO?! Aqui fora, as ameaças e ataques a parlamentares mulheres trans negras segue como parte do cenário cotidiano.

Mas vamos lá, saindo das páginas de política e indo para páginas de fofoca e entretenimento: BBB. Não dá! Como que depois de 21 anos de suco de chorume, do que tem pior do comportamento sendo usado como entretenimento em massa, essa porcaria continua no ar? Essa edição repete o que todo mundo já sabe que esse programa oferece, só que agora com os negros sendo usados para se degladiarem. Para se ofenderem, para se destruírem. Dos jeitos mais cruéis. E eu convido a pensar: se dessem armas nas mãos deles, seria mais cruel, mais feio? 

Literalmente, politica de pão e circo. Coisa horrível cheia de gatilhos. Eu não assisto, mas foi impossível não ver a repercussão do que está acontecendo lá dentro nas redes sociais.  Primeira vez que eu vejo um número considerável de pessoas dizendo que não aguentam mais ver o que esse programa oferece. E o que está acontecendo lá dentro é ipsis litteris o que está acontecendo aqui fora: morte, individualismo, projetos de destruição do outro. Como as pessoas estão doentes num nível absurdo e parece que não importa! Na verdade, serve de entretenimento, serve de politicagem, de meios pro lucro. É a desgraça sendo usada para ganhar dinheiro.

E ai, mais do que ficar tentando responder "como chegamos nisso?" queria ajuda para responder "como saímos disso?" e repito o que disse no último texto "qual é a gota d'água?". O que vai fazer a maioria que está embaixo vendo tudo isso achar que tem algo estranho, a ponto de quer mudar de forma ativa e profunda essa realidade? Que desesperador!

Ontem publiquei no meu Instagram: "e o barco do ódio, da pulsão de morte, beligerância e politica elitista segue de vento em polpa nos levando pra níveis de país arrasado. Parece que o projeto tem sido [cada vez mais] bem sucedido".  É preciso que fique claro, o que está acontecendo no Brasil é um projeto. Antigo, bizarro, doente, podre...mas é projeto. O que fazer para destruir esse projeto?


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas