"Isso não é tolerável em nenhum outro lugar do mundo"

"Isso não é tolerável em nenhum outro lugar do mundo". Ouvi essa frase mais de uma vez ou outra nos últimos anos. Ela se referia a diversas situações que nos levavam a olhar para momentos de forma histórica. Mas me veio um incômodo como uma vontade de socar alguém no nariz.

Como assim? O que não é tolerável? A pilhagem, o roubo, as fraudes, as armações ilimitadas (só alguns vão pegar a referência) em beneficio de grupos minoritários? Os assassinatos, as desumanizações, as descaracterizações? Não é tolerável? Para quem, parça?

O que mais eu tenho visto nos últimos anos - se tornando aberto, claro e desavergonhado - e a falta de tolerância? Nos âmbitos que você estiver pensando. Nas opressões que continuam a não tolerar o que é diferente dessa norma escrota branca, misógina, heterossexual e rica. Mas também das desavergonhices que são cometidas na porra desse pais todo santo dia.

Estou exausta, cansada... cansada de não me surpreender mais com a politica de morte que vem sendo a regra, não só aqui. Estou cansada de perceber a falta de medo de esconder a agenda de morte dos governos no mundo, da falta de vergonha em mostrar que alguns tem mesmo que morrer. Caralho! Será que alguém notou que tamo vivendo a barbárie do "socialismo x barbarie"? Que esse sistema está em crise, em retrocesso... que não existe liberal humanista, reformista liberal, capitalista progressista que consiga sustentar sua visão de mundo na realidade?
 
O que tá acontecendo no mundo e no Brasil é parte do jogo, é parte da luta incansável e inconciliável que Marx tanto fala! Enquanto a ofensiva for pequena, o ataque vai se espalhando. Em outras palavras, se o antibiótico é fraco, a bactéria se fortalece, vira super bactéria e destrói tudo.O que falta para gnt se levantar? Sério? Alguém me ajuda a responder isso? Sou eu que do alto da minha bolha não vejo nada? Qual é a gota d'água? Existe isso? 

Fiquei pensando no texto que escreveria semanas. Não consigo pensar em outro...em outra pergunta: O que vai nos levar todos ao nosso limite? Porque eu já to no meu.

E não é pergunta retorica! Porque o intolerável, ah... esse está sendo esfregado na nossa cara o tempo todo. Mas será que o que é intolerável, só é para poucos?

Comentários

  1. Mulher. Eu me pergunto isso muito. Me perguntava mais antes. Mas eu tendo a achar, agora diante dessas atrocidades da pandemia, que enquanto sociedade, temos um limite muito mais elástico do que parece. E acho isso pq no fundo, enquanto sociedade, estamos acostumados a banalizar a desumanização. Internalizamos que somos menos humanas, que determinados grupos "mercem" isso e aquilo. Muitas vezes, quando pertencemos a tal grupo, acreditamos nisso - e o auto ódio ta ai pra provar isso. Temos muita dificuldade (e ai é a anarquista aqui falando) de imaginar e vislumbrar um mundo que seja organizado para além do estado e de tudo que ta ai e ficamos esperando alguém fazer por nós. Enquanto a gente espera aparecer alguém elegível pra fazer por nós, a eles nos jantam com farinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas