eu começo (ou não começo)

Fiquei muito tempo - diria anos - tomando coragem de colocar meus textos em locais públicos. Tenho muito medo do escrutínio, das críticas, mas não somente porque ache que a internet é uma terra sem lei - sem moral, sem humanização, etc. -, mas principalmente porque tenho medo de me descobrir uma péssima escritora, sendo que só essa nomeação já me causa arrepios intensos de uma síndrome de impostora. Há também o medo das minhas máscaras que vão cair, de descobrirem que sou uma farsa (em vários sentidos). Medo de me sentir mais sozinha e não saber lidar com isso. 
Afinal, para que depois de tanto tempo resolvo finalmente publicar algo?

Bom, primeiro acho que tem a ver com um foda-se bem tímido, mas corajoso o suficiente para parar de pensar nisso e simplesmente escrever e publicar. Segundo, por uma vontade - talvez maior que a coragem - de falar. Confesso que fiquei lutando durante meses com a vontade de retormar o podcast, mas algo me cansou. Algo me trava e mesmo que tenha tido várias ideias, mais ainda durante a pandemia, fato é que não consigo. Entao, resolvi escrever como forma mais discreta de retomar alguma comunicação para fora. 
Terceiro que ouvi de mais de uma pessoa que deveria publicar meus textos e meus desenhos (sim, encontrei essa habilidade durante a pandemia e me ajudou a expressar algumas coisas), e isso me fortaleceu também a fazer essa doidice. 

Enfim, penso mto sobre a escrita sempre. Nos meus momentos mais confusos e desesperados escrevi. Coloquei ordem as sensações por meio das palavras. Por meio das palavras de outrem. Nos livros, poesias, relatos, rimas e lirismo. Que expressão da nossa humanidade mais bonita! 

Não sei exatamente ainda sobre o que escrever. Talvez publique textos já escritos (mesmo que pareçam e reflitam dores já passadas e não revistadas, portanto textos "defasados"), textos e opiniões, alguns de meus desenhos, fotos, compartilhar textos de pessoas muito mais competentes que eu... Vou sentindo. 

Quero deixar aberto também a quem quiser usar esse espaço. Quero interlocutores. Espero os ter. 

Uma ânsia louca de não me sentir tão só, mas compartilhando minhas solidões. 

Tentemos.


Comentários

  1. Sob vários aspectos me identifico muito com esse texto. Eu também tenho medo das críticas, de parecer bobo (eu sou meio gafento rsrs), etc e faz duas semanas decidi enfrentar isso também. Achei que eu devia intervir nas redes sociais e arriscar me expor. Parabéns pela iniciativa, você escreve super bem e penso que pelo menos o receio tem algo bom (e raro hoje em dia): humildade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas